Psicóloga (CRP 05/46434), formada pela UERJ, sempre tive na clínica a minha maior paixão e inclinação.

Ainda na graduação tive um encontro com a Abordagem Gestáltica que mudou não só minha forma de ver a psicoterapia, mas a vida.

 

 

Minha aproximação com a pesquisa e a docência começou ainda na graduação e se solidificou no Mestrado (UERJ - 2016) e no Doutorado (UFF - 2023).

Pesquiso a partir das epistemologias feministas, entendendo o conhecimento como marcado e local.

Me encontrar com parceiros de pesquisa ao longo da trajetória foi fundamental para que eu pudesse pesquisar minha outra paixão, além da Psicologia, a escrita, em especial a poesia.

 

 

QUEM É

RAFAELLE

MELO

 

 

Desde pequena a escrita se apresentou como forma de expressão. Participei de alguns concursos de escrita na escola e fui descobrindo que as palavras eram ótimas amigas.

Na época de escolher a faculdade minha primeira escolha era a Comunicação Social, exatamente pela escrita, mas a vida me levou a Psicologia.

Hoje entendo que tudo isso se encontrou na profissional que sou e me disponho a dividir isso com o mundo, seja através do conhecimento e manejo terapêutico, seja através da escrita.

Acredito e defendo uma Psicologia e escrita (seja acadêmica ou literária) que seja capaz de afetar e tornar o mundo existencial daqueles que encontro maior.

Parte dessa aposta é permeada pela recusa de assumir um lugar neutro e asséptico do conhecimento.

Antes de psicóloga, pesquisadora, doutora, escritora ou poetiza, sou humana!

Em minha humanidade trago muitas marcas além das que já falei aqui. Sou carioca (porque a vida sabia que eu não daria conta de viver no frio constante), mas por amor e para amar a mim mesma atravessei a Ponte Rio-Niterói. Sou casada com uma mulher incrível,  mãe da Amora e da Winnie, nossas amadas cachorrinhas. 

Rolar para o topo